Eleições do DCE da UERN - Juventude Petista do RN

Semana 13

quarta-feira, 7 de março de 2012

Eleições do DCE da UERN

Dias 08 e 09 de março de 2012 (quinta e sexta) ocorrem as eleições do Diretório Central dos Estudantes da UERN e a juventude petista tem lado.

O movimento estudantil representa uma trincheira importante de luta política em todo o mundo, atuando não apenas em defesa da educação pública, gratuita e produtora de emancipação, mas também contra a tirania, em defesa da soberania dos povos, contra o capitalismo neoliberal e em defesa dos direitos humanos.

No Brasil, o movimento estudantil radicalizou a luta em defesa da democracia durante a ditadura militar, combateu a privatização do direito à educação durante a década de 90 e tem pautado os rumos da política nacional ao longo do projeto democrático e popular iniciado em 2002.

A juventude petista sempre esteve intensamente presente na luta estudantil, seja no movimento secundarista ou no movimento universitário. Sempre contribuiu de forma decisiva para que o movimento estudantil não embarcasse no corporativismo que atinge diversos outros movimentos, ampliando sua pauta de reivindicações e defendendo o socialismo democrático. Sempre lutou contra o aparelhamento das entidades estudantis e defendeu a autonomia dos movimentos sociais, erguendo as bandeiras do movimento estudantil nas instâncias partidárias e exigindo dos mandatos petistas o compromisso com a educação que queremos.

A postura dos militantes petistas que atuam no movimento estudantil durante a implementação do REUNI demonstra nosso compromisso com a autonomia dos movimentos e com a luta em defesa da educação. Disputamos o projeto de forma crítica e construtiva, defendendo um conjunto de propostas que representavam reivindicações históricas do movimento estudantil, criticando metas incompatíveis com realidades de diversos estados, e enfrentando reitorias que tentaram aprovar seus projetos sem dialogar com estudantes, técnico-administrativos e até mesmo com docentes. 

Precisamos derrotar uma cultura política que privilegia os instrumentos de luta em detrimento da luta real, que privilegia processos eleitorais de entidades estudantis em detrimento da luta estudantil. Por isso temos lado na disputa do DCE da UERN, por isso apoiamos a chapa 01 - DIVERSIDADE, CONSCIÊNCIA E LUTA!

Bruno Costa
Secretário Estadual da Juventude Petista do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário