Campo e cidade se encontram na luta por direitos - Juventude Petista do RN

Semana 13

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Campo e cidade se encontram na luta por direitos

O dia 21 de maio será marcado por muita luta na capital do Rio Grande do Norte, seja protagonizada por movimentos sociais e entidades que estão construindo o Grito da Seca (clique aqui para conhecer o movimento), seja pelas juventudes engajadas na luta contra o aumento da tarifa de ônibus em Natal.

No último dia 15 de maio as principais avenidas de Natal foram ocupadas pela Revolta do Busão, movimento composto majoritariamente por estudantes secundaristas e universitários, exigindo a revogação do aumento da tarifa de ônibus, bem como um sistema de transporte coletivo acessível e de qualidade. A Polícia Militar, alegando que a manifestação perdeu o controle e ultrapassou os limites da legalidade, mais uma vez agiu com truculência e utilizou bombas de gás e balas de borracha para dispersar os militantes, deixando vários manifestantes feridos. A Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN repudiou a criminalização do movimento e a repressão policial, mas o prefeito Carlos Eduardo/PDT (responsável pelo aumento da tarifa) e a governadora Rosalba/DEM (responsável pela Política Militar do RN) não se pronunciaram.



Outros protestos já foram realizados desde então, mas um grande ato deve ocorrer nesta terça-feira (21/05), quando a "Revolta do Busão" deve se unir ao "Grito da Seca", aliando campo e cidade na luta pela efetivação de direitos. A concentração do ato será às 07h, ao lado do viaduto de Ponta Negra.

Após serem reprimidos com bombas de gás e balas de borracha, os militantes da Revolta do Busão prometem ir às ruas com cartazes, balões e flores, demonstrando que existe amor em Natal. A Juventude do PT apoia a luta contra o aumento da tarifa e por transporte público de qualidade, bem como participa das manifestações da Revolta do Busão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário