Dia 20 de junho é dia de Revolta do Busão em Natal e no Brasil inteiro - Juventude Petista do RN

Semana 13

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dia 20 de junho é dia de Revolta do Busão em Natal e no Brasil inteiro

A juventude e a classe trabalhadora vêm protagonizando protestos contra o aumento da tarifa do transporte coletivo e em defesa do direito à cidade em diversas regiões do Brasil, bem como enfrentando forte repressão policial e violação de direitos humanos. As cenas da repressão policial durante o último protesto realizado em São Paulo chocaram toda a população brasileira e desencadearam manifestações de solidariedade aos manifestantes em diversos recantos do planeta.

O que era um movimento em defesa da mobilidade urbana nos grandes centros urbanos se transformou naturalmente num movimento mais amplo, em defesa da liberdade de expressão, da livre manifestação, do direito de ir e vir e até mesmo da liberdade de imprensa, pois diversos profissionais que realizavam a cobertura do protesto na capital paulista sofreram violência e/ou foram detidos pela polícia militar do governo tucano.



Em Natal, os manifestantes também já enfrentaram a concepção de segurança pública do único governo estadual liderado pelo Democratas no Brasil. Diversos manifestantes foram agredidos, atingidos por balas de borracha e detidos. Entretanto, o que tinha por objetivo desmobilizar os manifestantes e evitar novos protestos terminou desencadeando mais revolta popular, fortalecendo o movimento denominado "Revolta do Busão", que ainda não recebeu nenhuma resposta do governo municipal liderado pelo prefeito Carlos Eduardo (PDT) no que diz respeito à pauta de reivindicações.

Se antes os movimentos eram municipais e/ou estaduais, a semelhança das plataformas políticas e a forma como a polícia militar tem reprimido os manifestantes provocou a construção da unidade política, de forma que o próximo ato terá um caráter nacional e acontecerá no mesmo dia em diversas cidades brasileiras.

A juventude do PT apoia a Revolta do Busão e participa dos protestos, convocando toda a militância petista às ruas de Natal no próximo dia 20 de junho - dia nacional de lutas! Nosso ponto de concentração será a parada do Circular (ao lado do shopping Via Direta), às 17h.

Segue abaixo a pauta de reivindicações do movimento:

Redução imediata das tarifas em toda grande Natal;

Acabar com a dupla função do motorista-cobrador;

Bilhetagem única (ônibus e alternativos);

Integração entre os ônibus da grande Natal/RN;

Passe-Livre para Estudantes e Desempregados;

Criação do fórum permanente sobre transporte público;

Ônibus 24h;

Renovação imediata de toda frota;

Retorno imediato de todas as linhas extintas;

Construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como malha viária adequada para ciclistas (ciclovias);

Por um transporte 100% público!

Nenhum comentário:

Postar um comentário