Assine o Manifesto de Estudantes Potiguares pela reeleição da Presidenta Dilma - Juventude Petista do RN

Semana 13

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Assine o Manifesto de Estudantes Potiguares pela reeleição da Presidenta Dilma

Manifesto de Estudantes Potiguares pela Reeleição da Presidenta Dilma

#EstudantesComDilma

#Dilma13DeNovo

Renato Santos é negro, pobre e sempre estudou em escolas públicas. Filho de pedreiro e de cozinheira, por muito tempo enxergou a universidade como um sonho distante de sua realidade. Hoje, Renato estuda numa das melhores universidades públicas do país e na melhor do Norte-Nordeste, a UFRN. Ao contrário do que muitos pensam, não foi necessário apenas força de vontade e empenho para subir na vida e se transformar no exemplo e na esperança de sua família. Renato foi contemplado pela política de cotas implementada pela presidenta Dilma em 2012, que garante o acesso de estudantes de origem popular à universidade.

Assim como Renato, milhares de estudantes brasileiros que antes eram excluídos do ensino superior passaram a ter acesso a universidades públicas, privadas e aos institutos federais de educação durante os 12 anos dos governos Lula e Dilma, graças à política de reestruturação e expansão das universidades federais, à política de expansão dos institutos federais de educação, à política de cotas, às bolsas do PROUNI e à política de financiamento estudantil através do FIES.

Com Dilma e Lula foram criadas 18 novas universidades federais (a exemplo da UFERSA), 173 campi, 422 escolas técnicas (a exemplo da surpreendente expansão do IFRN), além de programas como o PROUNI, o FIES e o Ciência sem Fronteiras. Se ao término do governo FHC o Brasil tinha 3,5 milhões de jovens nas universidades, hoje tem mais de 7 milhões.

Não se trata apenas de estatística, mas da vida real de cada um de nós, que fomos inseridos no ensino superior graças ao PROUNI, ao FIES, à expansão da UFRN, da UFERSA e do IFRN. Muitos de nós somos os primeiros de nossas famílias a ter acesso à universidade, somos os primeiros que podemos sonhar com melhores empregos e maiores salários, somos a alegria de nossas mães e de nossos pais, que vivenciaram na década de 90 um período de inflação alta, desemprego e elitização do ensino superior.

Não, nós não queremos de forma alguma retornar ao passado! Queremos que mais filhos de pedreiros e de cozinheiras tenham acesso ao ensino superior, queremos continuar pintando a universidade de povo para construir um Brasil menos desigual, com mais oportunidades educacionais e de emprego, com mais esperança e solidariedade, com mais acesso à cultura e respeito ao meio ambiente, com menos violência e mais qualidade de vida, com mais mudanças e mais futuro.

Não, nós não queremos de forma alguma apostar em falsas alternativas, em personalidades messiânicas carentes de um nítido projeto político, em lideranças que mudam de partido como quem muda de roupa, migrando do PT para o PV, do PV para a Rede e da Rede para o PSB em menos de uma década. Nós não queremos o velho pintado de novidade!

Para avançar nas conquistas, escolhemos o projeto político que já demonstrou ser capaz de mudar para melhor a vida de milhões de brasileiros, mesmo durante a crise econômica internacional que provocou elevadas taxas de desemprego nos países ditos desenvolvidos. Através deste manifesto queremos dizer ao povo do Rio Grande do Norte, ao povo nordestino e ao povo brasileiro: avante Brasil!

À nossa companheira de luta, que não desistiu do Brasil nem mesmo quando lutava contra a ditadura e foi brutalmente torturada, dedicamos o nosso carinho e um breve recado:

Presidenta Dilma, verás que um filho teu não foge à luta!


Muda mais Brasil! Dilma presidenta! Vote 13!


Se você mora no Rio Grande do Norte e é estudante da educação básica ou do ensino superior, assine o Manifesto acessando o link abaixo e preenchendo o formulário. Participe da mudança que você deseja para o Brasil!

Assine o manifesto clicando aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário