🏳️‍⚧ TRANSCIDADANIA EM PAUTA HOJE EM NATAL - Juventude Petista do RN

Semana 13

quarta-feira, 8 de maio de 2019

🏳️‍⚧ TRANSCIDADANIA EM PAUTA HOJE EM NATAL


Hoje, 08, a partir das 14h, está previsto para ser votado na Câmara Municipal de Natal o projeto Transcidadania. A matéria estabelece uma política municipal de inclusão social para transexuais e travestis em situação de pobreza extrema e vulnerabilidade. Todas e todos que lutam contra a Transfobia, a Lgbtfobia e pelos Direitos Humanos estão convidados a nos ajudar a aprovar esta matéria.

ENTENDA O TRANSCIDADANIA
- O Projeto Transcidadania institui o programa TransCidadania Karla Monique, destinado a promover os direitos humanos, acesso à cidadania e a qualificação e humanização do atendimento prestado a travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social em Natal.
- O responsável pela política é SEMTAS – Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e prevê ações de educação, assistência e saúde.

EIXOS:
1 - Promoção da autonomia financeira e enfrentamento à pobreza através do incentivo financeiro condicionado à freqüência em atividades de escolarização, capacitação e qualificação profissional;
2 – Realização de ações de combate ao preconceito e discriminação e a promoção do respeito à identidade de gênero e uso do nome social, prevendo a obrigação de afixar placa sobre uso do nome social em todas as unidades da administração direta e indireta;
3- Capacitação permanente de servidores públicos municipais para atendimento humanizado das pessoas trans e travestis;
4 – Contemplar a formação cidadã em direitos humanos para o exercício da cidadania, participação popular e controle social.

QUEM FOI KARLA MONIQUE?
Mulher trans, negra, cabeleireira, moradora de periferia e militante dos direitos das pessoas trans e travestis. Karla ajudou a organizar a I Parada LGBT, foi uma das principais fundadoras do movimento trans no Rio Grande do Norte e é reconhecida no Brasil pelo seu engajamento a frente do movimento LGBT nos anos 90 quando atuava no GHAP - Grupo Habeas corpus Potiguar, grupo de expressão política LGBT do RN. Seu nome foi escolhido como símbolo da luta por direitos e pela transformação da vida das pessoas trans e travestis.

#Transcidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário