SEMINÁRIO NACIONAL CULTURA E RESISTÊNCIA - Juventude Petista do RN

Semana 13

quarta-feira, 24 de julho de 2019

SEMINÁRIO NACIONAL CULTURA E RESISTÊNCIA

Refletir sobre os rumos das políticas culturais no Brasil e a articulação coletiva de ações de resistência são objetivos do Seminário.
Formular reflexões acerca dos rumos das políticas culturais no Brasil contemporâneo e discutir a articulação coletiva de ações de resistência a serem desenvolvidas por fazedores, agentes, parlamentares e gestores de cultura.  Este é objetivo do Seminário Nacional Cultura e Resistência, que acontece no próximo dia 02 de agosto, em Natal – RN.
Além da mesa de abertura que contará com a presença da Governadora Fátima Bezerra e da Presidenta Gleisi Hoffman, dentre outras lideranças partidárias, a programação  prevê três mesas de debates.
Na primeira, “ O PT e a gestão de cultura no Brasil: legado, releituras e perspectivas”, o objetivo é refletir sobre as políticas implantadas no Brasil pelos governos do PT, reler as suas ressonâncias na sociedade e apontar perspectivas inovadoras. “Identidades e diversidades: como vencer a batalha?” é o tema da segunda mesa, que pretende refletir sobre a implantação das políticas afirmativas nos governos do PT, seus avanços e retrocessos; reler gargalos, identificando seus impasses, e propor novas formas de  re-existências. O último debate será sobre “sistema e fomentos”. Aqui a proposta é debater sobre o novo modelo de financiamento público às políticas culturais e apontar estratégias de luta para os impasses que estão colocados no cenário político atual.
Esses temas incorporam, também, o debate proposto pelo Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP/Cultura, iniciativa do PT e da Fundação Perseu Abramo.
Já estão com as presenças confirmadas: Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura e atual secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte;  Benedita da Silva, deputada federal, e presidenta da Comissão de Cultura da Câmara; Miguel Jost, antropólogo e professor da PUC – RJ; Tuca Moraes, atriz;  João Roberto Nascimento, ex-secretário de Cultura do Recife – PE; Christiane Ramirez, ex-presidenta do Conselho Nacional de Políticas Culturais, Preta Rara, rapper e arte-educadora; Crispiniano Neto,  Presidente da Fundação José Augusto; Américo Córdula, ator, gestor cultural e ex-secretário de Políticas Culturais, Identidade e Diversidade Cultural do MINC; Jackson Raymundo, doutor em Letras e especialista em políticas para o carnaval; Andrea Cunha, Secretária Municipal de Cultura de Maricá – RJ; Roberta Martins, gestora cultural; Fábio Henrique, diretor da Fundação José Augusto; Najara Leite, Secretária nacional adjunta de Formação do PT e coordenadora do grupo OCA – Organização de Cultura e Comunicação Alternativa e o produtor cultural Warley Alves.
O Seminário Nacional Cultura e Resistência  marcará o início oficial das aulas do curso de formação “Cultura” realizado em parceria entre a Fundação Perseu Abramo e a Secretaria Nacional de Cultura do PT.
A programação terá início às 09h, na tenda do Festival Elas por Elas Cultura, Comunicação e Trabalho, instalada na Praça da Árvore (Praça de Mirassol) e é aberto à população. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail seminariocultura2019@gmail.com ou, pessoalmente, no dia do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário